terça-feira, 14 de maio de 2013

Cowan não cumpre prazo para entrega da ponte da Maria Meira.


Em Camaçari esta sendo construído varias pontes, e todas elas são de grande importância para o desenvolvimento da cidade. Mas eu gostaria de chamar atenção dos gestores deste município que a COWAN que é a empresa responsável pela construção tem que cumprir com os cronogramas. Pois já faz 4 meses que iniciaram a construção da ponte na Maria Meira e até hoje não foi finalizada. Só salientando o secretário Bosco havia informado que o prazo máximo para finalizar a construção seria de 90 dias e já tem mais de 120 dias e nada de ponte. Será que vão deixar para inaugurar nas eleições do ano que vem? 
No sábado, dia 11 coversei com o engenheiro responsável e o mesmo me informou que na segunda feira, dia 13 iram reiniciar as obras no local. Hoje fui verificar e eles nem lá apareceram. Cadê o prefeito deste município, será que não esta vendo isso?



segunda-feira, 25 de março de 2013

REVITALIZAÇÃO DO RIO CAMAÇARI - NIEL DE OLHO NO BAIRRO


A morosidade da Prefeitura de Camaçari e do Governo Federal, tem deixado muitas pessoas que moram nas margens do Rio Camaçari apreensivas.  As máquinas  trabalham noite e dia retirando sedimentos das margens do rio para a colocação dos gabiões. No entanto esse material que esta sendo retirado das margens estão deixando muitas casa que ainda se encontra no local em condições insegura. Estive hoje com algumas famílias e elas me disseram que não estão se opondo a sair do local, mas esperam que a Prefeitura paguem uma indenização justa, para que possam comprar uma casa em outro local. “ A prefeitura foi conivente durante todos esses anos, eles deixaram a gente construir as nossas casas, colocaram água, luz, asfaltaram as ruas e agora quem que a gente sair de qualquer forma. Eu não consigo dormir a noite. Quando começa a chover fico logo preocupada, eles tiraram muito material da beira do rio e deixou a minha casa em condições insegura”. Relatou uma das moradoras.
O que  esta faltando para que essas pessoas sejam logo indenizadas?  Espero que o pior não aconteça, e se acontecer a Prefeitura  de Camaçari e a empresa COWAN estão sendo coniventes, pois eles com certeza tem ciência dos riscos que estão trazendo a essas pessoas.
Gostaria que o ministério Público e a Câmara de Vereadores acompanhasse essa situação.








sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A VIA PARAFUSO VAI LIGAR AO CENTRO DE CAMAÇARI - ISSO JÁ É UMA REALIDADE.


A Prefeitura, através da Sehab (Secretaria da Habitação), iniciou a construção da via que contornará o Morro da Manteiga e ligará os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória e Natal, dando maior mobilidade urbana ao trânsito da cidade.
A nova via integra o trecho 1 do projeto de Revitalização da Bacia Integrada do Rio Camaçari, frente que abrange o bairro Nova Vitória e as ações de recuperação do Morro da Manteiga.
As intervenções para a construção da via foram iniciadas no início do mês com a marcação do terreno. No momento, acontece a terraplanagem, etapa que antecede o processo de pavimentação. A previsão é de que a via seja entregue até o final do mês de março.
De acordo com o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, a nova via permite que a cidade tenha uma nova entrada pela BA-535, mais conhecida como Via Parafuso. O novo acesso pode ser criado logo após o Viaduto do Trabalhador, informou o secretário, ao declarar que em breve encaminhará o projeto para a Concessionária responsável pela estrada, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.
Além de proporcionar uma maior mobilidade ao trânsito na cidade, a construção da via facilita a manutenção das intervenções em andamento no Morro da Manteiga, a exemplo da revitalização do local que sofreu com a degradação em função da erosão natural causada pela chuva e pela ocupação desordenada.
Morro da Manteiga
A recuperação no Morro da Manteiga contempla os serviços de terraplanagem, no intuito de regularizar as encostas, de drenagem, que inclui a construção do pé das encostas, e das valetas horizontais e em degraus, implantadas para facilitar o escoamento da água da chuva até o canal central, local de onde é direcionado para o leito do rio Camaçari.
A próxima etapa da intervenção prevê o reflorestamento e a revegetação com biomantas feitas de fibras de coco, que serão estendidas por toda a encosta. Assim como, o plantio de árvores frutíferas, ornamentais e típicas da região, tornando um ambiente favorável para passeios e visitação. As intervenções no Morro já estão 30% concluídas e a previsão é de que o local seja entregue totalmente revitalizado no final do ano.
A iniciativa visa garantir mais segurança para as pessoas que moram nas proximidades, além de contribuir diretamente para a recuperação do rio Camaçari, pois evita que o material da erosão do morro seja depositado novamente no leito do rio, o que agrava as questões de enchente e inundações nos períodos de chuva.





FONTES:         http://www.camacari.com.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=13203
                                   http://diariodecamacari.blogspot.com.br/2011/02/niel-de-olho-no-bairro-de-segunda-sexta.html



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FALTA FISCALIZAÇÃO NAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO RIO CAMAÇARI


Fui comunicado por moradores, que moram nas proximidades do Rio Camaçari (do lado da Casa da Criança), um desses moradores me comunicou que a COWAN, empresa responsável pela execução do projeto de revitalização do Rio Camaçari, não deixou lugar para escoar as águas da chuva. Segundo moradores, quando começar o período de chuvas as casas que ficam abaixo do nível da rua vão alagar. Eu que estive no local, constatei apenas uma boca de lobo, mesmo assim não tinha lugar para a água passar. Espero que não ocorra uma chuva de grande proporção, pois irá trazer transtornos para esses moradores. Cadê a Prefeitura de Camaçari? Será que eles não estão vendo isso?



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BAHIA: MARIA QUITÉRIA É ELEITA NOVA PRESIDENTE DA UPB


A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi eleita nesta quarta-feira (23) presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). No bate-chapa, que teve a participação do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, a gestora, primeira mulher a comandar a entidade, obteve 207 votos dos 352 prefeitos do interior do estado que compareceram à sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante todo o dia. Cardoso cravou, no total, 141 indicações dos alcaides baianos. Quatro sufrágios foram anulados. Maria Quitéria comandará a UPB até o final de 2014. A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, contará ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).
Fonte: Bahia Noticias
Maria Quitéria é a primeira mulher a comandar a entidade
"-ESPERO QUE VOCÊ BUSQUE RECURSOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDAS DOS BAIANOS E PRINCIPALMENTE DE CAMAÇARI. POIS É A CIDADE QUE SUSTENTA TODO ESTADO. CAMAÇARI É A CIDADE MÃE.
PARABÉNS."
NIEL -CAMAÇARI.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DESRESPEITO COM AS ÁREAS PÚBLICA EM CAMAÇARI

Camaçari parece terra de ninguém, a Empresa Sativa, agora (ForteLuz), instalou um canteiro de obras para executar as obras na localidade da Maria Meire, e agora já é dona da área. Sem falar que do lodo também foi doado, não sei por quem, mais um terreno para a construção de uma igreja, essa área pertence ao Bairro da Nova Vitória (Camaçari), e nela poderia ser construído uma obra que fosse de interesse da comunidade. Ainda pra completar no local irá passar as intervenções do Projeto de Revitalização do Rio Camaçari. Só quero saber quantos milhões a empresa e igreja irão receber de indenização paras saírem do local? Será que o ministério Público esta sabendo disso? Cadê os vereadores? Cadê a Secretaria responsável para verificar isso? Prefeito Ademar, espero uma providência.


REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO CAMAÇARI
Ponte será demolida amanhã 
Publicada em 21/01/2013 às 18:01

Foto: Agnaldo Silva

Ponte será demolida para reconstrução em 3 meses
Amanhã (22/01), a ponte da 3ª Travessa Maria Meire, no bairro Nova Vitória será demolida para reconstrução. O ato esta marcado para ocorrer às 11h30 e marca o avanço das obras no trecho três do projeto de Revitalização da Bacia do Rio Camaçari, maior intervenção urbanística da história do Município.
Na tarde de hoje (21/01), o secretário da Sehab, João Bosco Quirelli, se reuniu com os moradores da região para prestar mais informações sobre a intervenção a ser realizada no local. Segundo ele, a expectativa é de que as obras sejam executadas em três meses.
Na oportunidade, o secretário pediu a compreensão da população e orientou que utilizem outras vias de acesso no período em que o trecho ficará interditado, a exemplo das ruas Ponciano de Oliveira e Padre Paulo Tonucci que ligam os bairros Nova Vitória e Novo Horizonte.
Apesar dos possíveis transtornos, a população recebeu a notícia com grande satisfação, uma vez que a substituição da atual estrutura feita de madeira por uma ponte nova e de concreto vai gerar muitos benefícios para os moradores da região. É o que declarou o líder comunitário, Niel Silva dos Santos. “Esta obra é a concretização de um sonho, além de ser a continuação das melhorias que a Prefeitura tem realizado em nosso bairro”.
O novo equipamento fará a ligação entre os bairros do Natal e Nova Vitória. A ponte será edificada em concreto protendido, material que garante maior resistência à tração e durabilidade, e terá 17 metros de comprimento por 10,85 metros de largura e 13 metros de vão livre.






























Fonte: http://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=13015#mail



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

REVITALIZAÇÃO DO RIO CAMAÇARI




Visitei alguns trechos da obra da Revitalização do Rio Camaçari, e aproveitei  a oportunidade para conversar com alguns moradores. A maioria das pessoas que conversei estão gostando das obras, pois segundo elas esse projeto irá mudar a cara de Camaçari. No em tanto, também recebi  uma série de reclamações, muitos moradores me fizeram reclamações de que já tem vários meses que a empresa COWAN demoliu varias casas e até o momento os destroços não foram recolhidos. Os moradores disseram que os entulhos acumulados estão virando focos de ratos e muriçocas. “-Eu não estou conseguindo dormir  a noite.” Disse um dos moradores. Eu, Niel, como líder, gostaria que a prefeitura de Camaçari solicitasse da empresa COWAN a retirada desses entulhos para que a população de vive nas  proximidades Rio Camaçari possa ter um pouco mais de sossego.