sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A VIA PARAFUSO VAI LIGAR AO CENTRO DE CAMAÇARI - ISSO JÁ É UMA REALIDADE.


A Prefeitura, através da Sehab (Secretaria da Habitação), iniciou a construção da via que contornará o Morro da Manteiga e ligará os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória e Natal, dando maior mobilidade urbana ao trânsito da cidade.
A nova via integra o trecho 1 do projeto de Revitalização da Bacia Integrada do Rio Camaçari, frente que abrange o bairro Nova Vitória e as ações de recuperação do Morro da Manteiga.
As intervenções para a construção da via foram iniciadas no início do mês com a marcação do terreno. No momento, acontece a terraplanagem, etapa que antecede o processo de pavimentação. A previsão é de que a via seja entregue até o final do mês de março.
De acordo com o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, a nova via permite que a cidade tenha uma nova entrada pela BA-535, mais conhecida como Via Parafuso. O novo acesso pode ser criado logo após o Viaduto do Trabalhador, informou o secretário, ao declarar que em breve encaminhará o projeto para a Concessionária responsável pela estrada, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.
Além de proporcionar uma maior mobilidade ao trânsito na cidade, a construção da via facilita a manutenção das intervenções em andamento no Morro da Manteiga, a exemplo da revitalização do local que sofreu com a degradação em função da erosão natural causada pela chuva e pela ocupação desordenada.
Morro da Manteiga
A recuperação no Morro da Manteiga contempla os serviços de terraplanagem, no intuito de regularizar as encostas, de drenagem, que inclui a construção do pé das encostas, e das valetas horizontais e em degraus, implantadas para facilitar o escoamento da água da chuva até o canal central, local de onde é direcionado para o leito do rio Camaçari.
A próxima etapa da intervenção prevê o reflorestamento e a revegetação com biomantas feitas de fibras de coco, que serão estendidas por toda a encosta. Assim como, o plantio de árvores frutíferas, ornamentais e típicas da região, tornando um ambiente favorável para passeios e visitação. As intervenções no Morro já estão 30% concluídas e a previsão é de que o local seja entregue totalmente revitalizado no final do ano.
A iniciativa visa garantir mais segurança para as pessoas que moram nas proximidades, além de contribuir diretamente para a recuperação do rio Camaçari, pois evita que o material da erosão do morro seja depositado novamente no leito do rio, o que agrava as questões de enchente e inundações nos períodos de chuva.





FONTES:         http://www.camacari.com.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=13203
                                   http://diariodecamacari.blogspot.com.br/2011/02/niel-de-olho-no-bairro-de-segunda-sexta.html



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FALTA FISCALIZAÇÃO NAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO RIO CAMAÇARI


Fui comunicado por moradores, que moram nas proximidades do Rio Camaçari (do lado da Casa da Criança), um desses moradores me comunicou que a COWAN, empresa responsável pela execução do projeto de revitalização do Rio Camaçari, não deixou lugar para escoar as águas da chuva. Segundo moradores, quando começar o período de chuvas as casas que ficam abaixo do nível da rua vão alagar. Eu que estive no local, constatei apenas uma boca de lobo, mesmo assim não tinha lugar para a água passar. Espero que não ocorra uma chuva de grande proporção, pois irá trazer transtornos para esses moradores. Cadê a Prefeitura de Camaçari? Será que eles não estão vendo isso?