sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A VIA PARAFUSO VAI LIGAR AO CENTRO DE CAMAÇARI - ISSO JÁ É UMA REALIDADE.


A Prefeitura, através da Sehab (Secretaria da Habitação), iniciou a construção da via que contornará o Morro da Manteiga e ligará os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória e Natal, dando maior mobilidade urbana ao trânsito da cidade.
A nova via integra o trecho 1 do projeto de Revitalização da Bacia Integrada do Rio Camaçari, frente que abrange o bairro Nova Vitória e as ações de recuperação do Morro da Manteiga.
As intervenções para a construção da via foram iniciadas no início do mês com a marcação do terreno. No momento, acontece a terraplanagem, etapa que antecede o processo de pavimentação. A previsão é de que a via seja entregue até o final do mês de março.
De acordo com o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, a nova via permite que a cidade tenha uma nova entrada pela BA-535, mais conhecida como Via Parafuso. O novo acesso pode ser criado logo após o Viaduto do Trabalhador, informou o secretário, ao declarar que em breve encaminhará o projeto para a Concessionária responsável pela estrada, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.
Além de proporcionar uma maior mobilidade ao trânsito na cidade, a construção da via facilita a manutenção das intervenções em andamento no Morro da Manteiga, a exemplo da revitalização do local que sofreu com a degradação em função da erosão natural causada pela chuva e pela ocupação desordenada.
Morro da Manteiga
A recuperação no Morro da Manteiga contempla os serviços de terraplanagem, no intuito de regularizar as encostas, de drenagem, que inclui a construção do pé das encostas, e das valetas horizontais e em degraus, implantadas para facilitar o escoamento da água da chuva até o canal central, local de onde é direcionado para o leito do rio Camaçari.
A próxima etapa da intervenção prevê o reflorestamento e a revegetação com biomantas feitas de fibras de coco, que serão estendidas por toda a encosta. Assim como, o plantio de árvores frutíferas, ornamentais e típicas da região, tornando um ambiente favorável para passeios e visitação. As intervenções no Morro já estão 30% concluídas e a previsão é de que o local seja entregue totalmente revitalizado no final do ano.
A iniciativa visa garantir mais segurança para as pessoas que moram nas proximidades, além de contribuir diretamente para a recuperação do rio Camaçari, pois evita que o material da erosão do morro seja depositado novamente no leito do rio, o que agrava as questões de enchente e inundações nos períodos de chuva.





FONTES:         http://www.camacari.com.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=13203
                                   http://diariodecamacari.blogspot.com.br/2011/02/niel-de-olho-no-bairro-de-segunda-sexta.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE O SEU BAIRRO E SOBRE AS POSTAGENS.